O inimigo invencível

No acampamento dos israelitas reinava o desânimo. A guerra contra os filisteus tinha chegado a um impasse. Durante 40 dias, eles tinham sido insultados pelo campeão dos filisteus, Golias, que tinha lançado o desafio de um duelo. Ninguém tinha coragem de lutar contra ele, um contra um, porque ele era um gigante.
Golias tinha quase 3 metros de altura! Até o rei Saul, que era o homem mais alto de Israel, parecia pequeno junto dele. Sua armadura era da melhor qualidade e sua lança era feita de ferro (tecnologia de ponta nesse tempo). Golias era o guerreiro perfeito, o inimigo invencível.
Quantas vezes parece que os problemas e os obstáculos parecem impossíveis de superar? As forças que enfrentamos são muito mais fortes que nós. Como pode alguém fazer a diferença? Olhamos em todas as direções e somos confrontados apenas com a ameaça da derrota. Muitas vezes nem tentamos lutar, por medo de sermos humilhados e destruídos.

Uma luta improvável

Um dia, para sua surpresa, os israelitas viram um homem enfrentar Golias. Vá, era mais menino que homem. Junto de Golias, o jovem Davi parecia uma criança! Sem armadura, sem espada, sem medo... (sem juízo!) Davi enfrentou Golias e avisou que o iria matar.
Golias se sentiu insultado. Ele era um guerreiro, não um cachorro que podia ser assustado com um pau! Mas Davi lhe disse:
"Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos."
1 Samuel 17:45-47
Golias avançou contra Davi mas nem conseguiu se aproximar dele! Com sua atiradeira, Davi encravou uma pedra na testa de Golias. O gigante caiu. Davi correu para ele e decapitou Golias com sua própria espada. Davi venceu!
A vitória não depende de nossa própria força. Quando nos dedicamos a obedecer a Deus, Ele dá a vitória. Deus revela a solução que ninguém mais consegue ver. Basta ter fé. E coragem para seguir o plano de Deus.
Em Jesus você também pode vencer gigantes!